O Catalisador ou Conversor Catalítico como também é conhecido, é uma peça utilizada para reduzir a toxina dos gases poluentes, que são lançados na atmosfera pelo escapamento do automóvel e são gerados devido a combustão interna do motor.

Gases Poluentes filtrados pelo Catalisador

O Catalisador é necessário para filtrar a emissão de 3 tipos de gases, criados pela combustão do motor, que são os seguintes:

  • Monóxido de Carbono (CO), gerado na combustão parcial dos hidrocarbonetos.
  • Compostos Orgânicos Voláteis (VOC), gerado na reação parcial dos hidrocarbonetos.
  • Monóxido de Nitrogênio (NO), gerado na reação entre azoto atmosférico e o oxigênio.

Funcionamento do Catalisador

O Catalisador trabalha com 3 vias que são:
Catálise Redutora, Catálise Oxidante e o Sensor de Oxigênio, o qual regula a entrada de ar/combustível no motor, podendo ainda oxidar o monóxido de carbono (CO) e os hidrocarbonetos (HC) a dióxido de carbono e água, reduzindo os óxidos de azoto (N2)

Problemas que o Catalisador pode apresentar

Caso o Catalisador seja contaminado com substâncias que possam afetar o funcionamento, não obterá êxito em sua função, que é tratar os gases antes de serem lançados no ar, sendo que as fontes de contaminação podem ser diversas, como chumbo que pode ser encontrado na gasolina, manganês, encontrado em aditivos, silício quando há vazamentos do líquido de arrefecimento para a câmara de combustão, e ainda, fósforo, zinco e cálcio, estes são provenientes das impurezas encontradas nos lubrificantes de motores.

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Importância do Catalisador no Meio Ambiente

O Catalisador é a opção ideal para controlar diretamente na fonte, a emissão de hidrocarbonetos (HC) e o monóxido de carbono (CO) em até 90%, reduzindo a emissão de 10 a 50%, graças as partículas eliminadas da gasolina, evitando assim, a inalação dos gases, pois não são lançados na atmosfera. Esses gases ao entrar em contato com a atmosfera, além de agredir a camada de ozônio, ainda, provocam o surgimento da chuva ácida e contribui para o aquecimento global.

Nota de rodapé

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