Diferença entre o freio ABS e o freio a disco

Os dois freios são praticamente iguais, o diferenciado do sistema ABS é a existência de uma sistema que auxilia na frenagem, não deixando que as rodas travem e assim faça com que o condutor do veiculo tenha mais controle sobre o mesmo.

É interessante frisar, que ambos os freios funcionam a partir do uso de pastilhas, o que diferencia o sistema de freios a disco, do sistema de freios ABS, é o controle do bombeamento do fluído que orienta as pastilhas. Veja a diferença no vídeo a seguir:

Canal: SBT NOVA MUTUM acessado no dia 21 de setembro de 2021

Como funciona Freios ABS


ABS funciona através dos sensores presentes nas rodas, que servem para avisar se alguma está para travar devido a frenagem, com isso a pressão é aliviada, evitando assim o bloqueio das mesmas.

Função das Pastilhas de Freios


A função das pastilhas é que ao ser acionado o freio, as pastilhas encostam no disco da roda, fazendo cessar o giro da mesma, iniciando a frenagem, é claro, que o tempo de resposta até o carro parar totalmente, vai depender das condições de uso das pastilhas, do disco de freio, e também do fluído de freio.

Frenagem em Veículos com Freios a Disco


Os veículos que tem instalado freios a disco, a partir do momento que é acionado o pedal de freio, as pastilhas travam por completo os discos de freios e os pneus, ocasionando a parada do veículo, e nos casos de frenagens bruscas, acontece o cantar dos pneus como é conhecido, pois, o carro derrapa alguns metros ainda pela frente até parar de vez.

Frenagem em Veículos com Freios ABS


Os veículos que tem o sistema ABS instalado, trabalham de forma diferente, são feitos para impedir o travamento de todas as rodas ao mesmo tempo, já que a função é, de ir parando e ir soltando, até o carro ficar totalmente inerte.

O que significa ABS

O termo ABS traduzindo do inglês, quer dizer:
Anti-lock Braking System, significa que é o sistema de freios, que consegue evitar que a roda seja bloqueada, mesmo em casos de frenagens bruscas, evitando inclusive a derrapagem e o descontrole do veículo, permitindo ainda, que o veículo desvie de obstáculos, mesmo enquanto está sendo freado. A derrapagem é responsável por cerca de 40% de acidentes no mundo.

Como Frear o Veículo com ABS


Algumas pessoas que estão acostumadas a dirigir veículos com freios a disco, estranham com certeza na hora de usarem o freio ABS, mas, é só seguir algumas conselhos práticos.

Na hora de frear o carro que tem o sistema ABS, o pedal deve ser acionado até o fim, embora comece a trepidar, isso é normal, conforme especialistas no assunto, pois, o ABS é feito para não travar as rodas, garantindo inclusive a boa dirigibilidade e segurança do motorista e ocupantes.

ABS de Fábrica


Conforme divulgado recentemente, a partir de 2014 no Brasil, os veículos deverão ser fabricados já com o sistema ABS, independente do modelo do veículo, será considerado item de segurança, e portanto obrigatório na hora da fabricação.

Vantagens do Sistema ABS

Permite que o condutor do veículo com ABS, freie e desvie ao mesmo tempo do obstáculo, as vezes outro carro ou pedestre, e já o carro sem ABS, as rodas não obedecem, e a colisão pode ser inevitável, além de estar comprovado que freios ABS respondem mais rápidos do que freios a disco.

Custo Benefício do ABS

Veículos fabricados, e vendidos com ABS, são mais caros, essa diferença é sentida no bolso do consumidor, inclusive na hora da manutenção também, mas, os especialistas garantem que o motorista ao fazer as manutenções preventivas, 2 vezes ou mais durante o ano, poderá evitar o desgaste antecipado, e a durabilidade pode ser muito maior.

Nota de rodapé

Nota de rodapé

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu PRODUTO. Nota Completa no RODAPÉ. Atenção! Importante a leitura da Nota de Esclarecimento presente ao final da página. phone-icon0800 642 2327 phone-iconFIXO (47) 3522-3274 whatsapp-logo-icone(47) 99978-1266 whatsapp-logo-icone(47) 98872-0320(PEÇAS

Palavras Chave

tudo para freios,
como funcionam os freios abs,
freio abs e nas 4 rodas,
abs autocenter,
frisar disco de freio,
freio abs x freio a disco,
freio abs tem pastilha,
como frisar disco de freio,

-#tudoparafreios
-#comofuncionamosfreiosabs
-#freioabsenas4rodas
-#absautocenter
-#frisardiscodefreio
-#freioabsxfreioadisco
-#freioabstempastilha
-#comofrisardiscodefreio